Irã teria material para “arsenal de bomba atômica”? Em um relatório confidencial consultado pela agência de notícias AFP nesta segunda-feira (26), a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), responsável por supervisionar o caráter pacífico do programa nuclear iraniano, destacou “preocupações crescentes” em relação ao estado do desenvolvimento nuclear no país.
Leia também
Marinha Americana afunda navio do Irã que levava “ajuda letal” para os Houthis
O documento revela que o Irã continua sua escalada nuclear, possuindo material suficiente para fabricar diversas bombas atômicas. De acordo com informações datadas de 10 de fevereiro, as reservas de material nuclear iraniano eram de 5.525,5 quilos, comparadas aos 4.486,8 quilos no final de outubro. Esse volume é 27 vezes superior ao limite estabelecido pelo acordo internacional de 2015, que regulamenta as atividades nucleares do país em troca da suspensão de sanções internacionais.
O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, exortou o governo iraniano a “cooperação plena” com os inspetores da ONU. As relações entre as partes têm se deteriorado nos últimos meses. Documentos confidenciais ainda mencionam “declarações públicas no Irã sobre suas capacidades técnicas de produção de armas nucleares, reforçando as preocupações” com as informações fornecidas pelo governo iraniano.
Embora o Irã negue a intenção de desenvolver armas nucleares, algumas declarações de políticos iranianos têm gerado inquietação, conforme uma fonte diplomática. Desde a retirada dos Estados Unidos do acordo nuclear em 2018, sob a administração do presidente Donald Trump, o Irã tem gradualmente descumprido os compromissos estabelecidos no pacto. As negociações em 2022 para revitalizar o acordo não tiveram sucesso, agravando as tensões sobre a questão nuclear iraniana.
Além da Bomba atômica: a ameça militar do Irã
O Irã possui um considerável poder militar na região do Oriente Médio. Suas Forças Armadas englobam o Exército, a Marinha, a Força Aérea, a Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), além de forças paramilitares e de segurança.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.
Deixe o Seu Comentário