O navio da Rússia, equipado com mísseis de cruzeiro hipersônicos de última geração, atracou no porto sul-africano de Richards Bay para participar de exercícios que incluirão a China, conforme relatado pela agência de notícias estatal russa RIA nesta quarta-feira (22).
A África do Sul planeja iniciar os exercícios conjuntos na sexta-feira, denominando-os como rotineiros. Contudo, esses exercícios têm gerado críticas internas e receios de que possam afetar as relações com parceiros ocidentais.
O início das manobras coincidirá com o primeiro aniversário da invasão russa à Ucrânia e ocorre após a decisão do presidente russo, Vladimir Putin, de rescindir o último grande tratado de controle de armas nucleares com os Estados Unidos.
O navio, designado como “Almirante Gorshkov da Frota do Norte Russa”, atracou em Richards Bay enquanto cumpre as responsabilidades de uma viagem de longo alcance, de acordo com informações da Frota do Norte Russa, citada pela RIA.
O navio de guerra Gorshkov, que zarpou da Rússia em 4 de janeiro, está equipado com os mísseis Zircon, que têm um alcance de 900 km (560 milhas) e podem viajar a velocidades várias vezes superiores à do som, tornando sua defesa mais desafiadora.
No final de janeiro, a embarcação testou suas capacidades de ataque no oeste do Oceano Atlântico.
Frota Russa recebe reforço
Ao todo, 12 embarcações foram implementadas na Marinha da Rússia em 2023, se tratando tanto de submarinos como de navios de superfície, afirmou o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, em uma reunião da Frota do Pacífico. A frota conta com “uma fragata Admiral Golovko, um submarino estratégico Aleksandr III e um submarino nuclear Krasnoyarsk“, disse o ministro em uma reunião.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.
Deixe o Seu Comentário