No domingo (25), o presidente Volodymyr Zelensky revelou que a Ucrânia possui um plano “claro” para uma contraofensiva contra as forças russas. No entanto, Zelensky enfatizou que não poderia divulgar publicamente os detalhes do plano.
Leia também
Trump bate de frente com Macron e zomba de Biden
No ano passado, as tropas de Kiev conduziram uma contraofensiva, mas enfrentaram dificuldades para romper as linhas defensivas no sul e leste ocupados pela Rússia.
“Existe um plano para uma contraofensiva, o plano é claro, mas não posso revelar os detalhes”, afirmou Zelensky durante uma coletiva de imprensa na capital, Kiev.
Zelensky destacou que uma mudança significativa na liderança militar, que resultou na substituição do chefe das forças armadas da Ucrânia no início deste mês, está diretamente ligada ao novo plano de ação no campo de batalha.
“Este plano está relacionado à mudança de gestão, há ajustes correspondentes. Vários planos estão sendo elaborados devido a preocupações com vazamento de informações”, disse Zelensky, sem entrar em detalhes adicionais.
O líder ucraniano previamente mencionou que os planos para uma contraofensiva no ano passado foram vazados, chegando até mesmo “à mesa no Kremlin” antes do início da operação, mas não especificou como isso ocorreu.
Zelensky também ressaltou a importância da rotação de tropas para os esforços de guerra e destacou a necessidade de melhor preparo das forças de reserva da Ucrânia.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.
Deixe o Seu Comentário