Novos elevons. O canal Brazil Aviation, sediado em Araraquara-SP, capturou imagens do F-39 Gripen FAB 4100 sobrevoando Gavião Peixoto-SP (GPX) com as novas aquisições de elevons.
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Está agendada a modificação dos elevons nos exemplares do Gripen E já entregues à FAB, começando em dezembro de 2024. Além das alterações nos elevons, os canards também foram modificados, proporcionando menor arrasto e maior sustentação aerodinâmica, o que beneficia o voo em baixas velocidades.
Até o momento, a Força Aérea Brasileira possui sete Gripens operacionais (FAB 4101, FAB 4102, FAB 4103, FAB 4104, FAB 4105, FAB 4106 e FAB 4107) na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás. O primeiro avião, FAB 4100, permanece em GPX vinculado ao GFCT (Gripen Flight Test Centre).
ELEVONS: VOCÊ JÁ TINHA OUVIDO FALAR?
Os elevons são superfícies de controle aerodinâmico em aeronaves, geralmente encontrados nas asas. A palavra “elevon” é uma combinação das palavras “elevator” (elevador) e “aileron” (ailerão), indicando que essas superfícies desempenham funções duplas de controle de elevação e rotação.
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Os elevons são comumente usados em aeronaves de asa delta, asas delta de alta velocidade e em alguns jatos modernos. Eles substituem as superfícies tradicionais de controle, como elevadores e ailerons, proporcionando maior flexibilidade no controle da aeronave. Ao combinar funções de elevação e rotação, os elevons simplificam o design e melhoram a eficiência aerodinâmica.
No contexto do F-39 Gripen mencionado anteriormente, as alterações nos elevons referem-se a ajustes ou modificações nessas superfícies de controle específicas para otimizar o desempenho aerodinâmico da aeronave.
Origens Suecas: O Gripen é um caça de origem sueca desenvolvido pela Saab. Seu nome significa “Grifo” em sueco. O projeto começou na década de 1980, e o Gripen foi projetado para ser uma aeronave de múltiplas funções e altamente manobrável.
Colaboração Internacional: O Brasil participou ativamente no desenvolvimento do Gripen, sendo parte do programa desde 2014. A parceria inclui transferência de tecnologia e a produção local de aeronaves.
Cockpit Moderno: O Gripen é conhecido por seu cockpit altamente avançado e moderno. Utiliza tecnologias como displays multifuncionais e sistemas de controle por joystick, proporcionando ao piloto maior consciência situacional e facilidade de controle.
Capacidades de Supercruise: O Gripen possui a capacidade de realizar voo supersônico sustentado, conhecido como “supercruise”, sem a necessidade de pós-combustão. Isso permite maior alcance e economia de combustível em determinadas missões.
Manutenção Simplificada: O projeto do Gripen inclui uma ênfase na facilidade de manutenção. Isso significa tempos de manutenção mais curtos e custos operacionais mais baixos ao longo do ciclo de vida da aeronave.
Operações em Pistas Curtas: O Gripen foi projetado para operar em pistas curtas, o que o torna altamente flexível em termos de implantação em diferentes tipos de bases aéreas.
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