Javier Milei, presidente argentino recém eleito, subiu à tribuna do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, nesta quarta-feira 17, onde teve a chance de discursar em prol da liberdade.
Essa foi sua primeira aparição oficial desde que assumiu a Casa Rosada, em dezembro passado, Milei demonstrou preocupação sobre a ação do Estado, fazendo críticas diante de membros da elite econômica e financeira, afirmando que o Ocidente estaria “em perigo” devido a uma visão de mundo que “conduz ao socialismo”.
No discurso, que durou cerca de 20 minutos, Milei relembrou as ideias que apresentou quando era candidato à Presidência – críticas à “casta política”, por exemplo – e disse também que os principais líderes do mundo ocidental estariam abandonando “o modelo da liberdade por diferentes visões de coletivismo”.
“Não se deixem amedrontar nem pela ‘casta’ nem pelos parasitas que vivem do Estado”, disse o presidente às lideranças. “O Ocidente está em perigo porque aqueles que devem defender os valores ocidentais se encontram cooptados por uma visão de mundo que inexoravelmente conduz ao socialismo e, em consequência, à pobreza.”
Ponto alto de sua fala foi quando afirmou que a justiça social não contribui para o bem-geral e que o mundo vive uma propseridade sem igual graças “ao capitalismo de livre mercado”. “O mundo se encontra em seu melhor momento: é mais livre, mais rico, mais pacífico e mais próspero que em qualquer momento da História”, argumentou.
Milei também criticou o feminismo radical e a atual agenda ambiental. O presidente afirmou que o socialismo “sustenta que os seres humanos causam danos ao planeta e que deve [o planeta] ser protegido a todo custo”. Ao final do discurso, Milei foi aplaudido pela platéia.
Agenda
Antes do evento, Milei se reuniu com o chanceler britânico, David Cameron, e aida deve se reunir com a diretora do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.
Deixe o Seu Comentário