O proprietário do X (antigo Twitter), da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, expressou sua aprovação ao discurso do presidente argentino, Javier Milei, no 54º Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
Em uma postagem feita no X nesta quinta-feira (18), o bilionário comentou: “Boa explicação sobre o que faz os países mais ou menos prósperos”.
O discurso de Milei aconteceu na última 4ª feira (17.jan). O presidente argentino disse que o capitalismo de livre comércio como sistema econômico é a “única ferramenta” que o mundo tem “para acabar com a fome, a pobreza e a miséria”.
O líder argentino defendeu o capitalismo e condenou seus críticos, afirmando que a esquerda “ataca o capitalismo” ao falar em “questões de moralidade” e definir o sistema econômico global como injusto. “Dizem que o capitalismo é ruim porque é individualista e o coletivismo é bom porque é altruísta –mas, claro, com o dinheiro dos outros”, criticou.
Sobre o conceito de justiça social, o presidente recém eleito afirmou que esse é um princípio injusto, “porque o Estado é financiado por meio de impostos e os impostos são coletados coercitivamente. Ou alguém aqui pode dizer que paga voluntariamente? [Isso] significa que o Estado é financiado por meio da coerção. Quanto maior a carga fiscal, maior é a coerção e menor a liberdade”.
Eleição histórica
Depois de ter ficado em segundo lugar no primeiro turno da eleição presidencial, em 22 de outubro passado, quase sete pontos percentuais abaixo do primeiro colocado, o peronista Sergio Massa, o candidato à Presidência da direita radical argentina, Javier Milei, conseguiu dar a volta por cima e venceu a disputa pelo comando da Casa Rosada. Com 87% dos votos apurados, Milei obteve 55,95%, e Massa 44,04%. O resultado é a pior derrota sofrida pelo peronismo e, desde 2003, pelo kirchnerismo em 40 anos de democracia.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.
Deixe o Seu Comentário